Meus Caros
Fiquei muito chocado e, perdoe-se o plebeísmo, abananado com a morte súbita deste Amigo.
Na altura, nem aos Familiares, nem aos outros Amigos que encontrei no Funeral, consegui dizer algo de jeito, tal o abalo que sofri. E verifiquei que com outros sucedia o mesmo.
Agora, mais reposto do choque, verifico que o essencial sobre o João Luís já foi dito. Mas não me importo de repetir. Sobre a sua inteligência, argúcia, etc. não irei falar. Relembro, sim, o que não eram qualidades inatas, mas virtudes adquiridas: Falo, p. ex. , do sentido de amizade e respeito pelos outros; da lealdade, do espírito de entreajuda, da grande generosidade... Tudo isto, e muito mais, ele possuía em alto grau e exercia.
Conheci o João Luís há cerca de 20 anos; no entanto, só nos últimos 7/8 anos privei mais com ele. Sem que nada lhe tivese dado, recebi dele manifestações de confiança, lealdade, respeito, solidariedade, amizade, em suma, das quais só um espírito superior é capaz.!
Cumprimentos, ainda pesarosos,
Luís Rebelo Pereira
PS Apetecia-me transcrever aqui o Hino "Dies irae", que Mozart musicou e cujo final o Virgílio Ribeiro transcreveu em mensagem anterior.
Mas, não tenho aqui o texto à mão; talvez logo à noite, em casa, o consiga.
Cumps
LRP